POSTADO EM 19/08/2021 • Meio Ambiente
LANÇAMENTO PROJETO CIDADE RESÍDUO ZERO JANDAIA

Acontecerá no dia 24 de agosto de 2021, no Lago Lambarí, município de Jandaia-GO, o Lançamento do Projeto Cidade Resíduo Zero Jandaia-GO Educação em Saúde Ambiental, de realização do Governo Federal por meio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e da Prefeitura Municipal de Jandaia.

Trata-se de um projeto de educação em saúde ambiental que visa disseminar a cultura resíduo zero como estratégia de promoção da educação e da saúde ambiental, combatendo um dos maiores problemas dos municípios, que é a questão da geração desenfreada e do descarte inadequado dos resíduos sólidos.

Por meio do Princípio dos 5R´s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e das práticas como o consumo consciente, a coleta seletiva, a logística reversa, a compostagem, reciclagem, artesanato sustentável, dentre outras, o Município se tornará cada vez mais verde e sustentável, atuando na prevenção e no combate de doenças (denge, febre amarela, zika, chikungunya e outras); do mau cheiro, da poluição do solo, da água e do ar e à vulnerabilidade socioambiental de catadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Pensando globalmente e agindo localmente, é que Jandaia em 2019, desenvolveu 2 ações importantes: a implantação do Projeto Escola Resíduo Zero Jandaia 2019 nas 5 escolas públicas no Município e a elaboração e aplicação do Projeto Cidade Resíduo Zero Jandaia ao Edital da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA.

Jandaia e mais outro município goiano foram escolhidos e Jandaia saiu como pioneiro, como sendo a primeira cidade resíduo zero do estado de Goiás, a qual irá Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar os seus resíduos de modo a desviá-los de sua área de disposição final para serem destinados adequadamente, como bem preconiza a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e exige essa hierarquia de ações na gestão integrada dos resíduos sólidos nos municípios brasileiros.

Ao longo de 2021 até 30 de junho de 2022, o Projeto desenvolverá a capacitação de 80 agentes do Núcleo de Educação em Saúde Ambiental de Jandaia; oficinas de reciclagem e reaproveitamento; dias de campo com a comunidade por meio dos agentes de saúde e endemias, dos garis e catadores; palestras; visitas; seminários e gincanas que premiarão as pessoas mais envolvidas no projeto.

Devido à crise ambiental dos resíduos sólidos e sanitária promovida pela COVID-19, os eventos serão presenciais (respeitadas as devidas restrições de segurança) e on-line, oportunizando a participação para todos, por meio da rádio, do site e das redes sociais da Prefeitura de Jandaia.

Está sendo elaborado um site, no formato de aplicativo, em que todos os eventos, atividades, vídeo-aulas e materiais educativos serão disponibilizados. O projeto poderá ser acessado pelo site www.jandaia.go.gov.br/residuozero ou na aba serviços, no item cidade resíduo zero, no site da Prefeitura de Jandaia.

Assim, convidamos a todas as autoridades, lideranças e principalmente, a população em geral, para participar de um projeto que não é meramente da Prefeitura, mas de toda a população.

Participe do evento on-line em nossa página do instagram @PrefeituraDeJandaia, das 08h30 – 10h30, no dia 24/ago/21. Venha conosco.

PROJETO CIDADE RESIDUO ZERO JANDAIA-GO EDUCAÇÃO EM SAUDE AMBIENTAL – REALIZAÇÃO: GOVERNO FEDERAL, FUNASA E PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDAIA

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ON-LINE:

08:30 – Abertura do Evento

08:35 – Registro da presença das autoridades

08:40 – Momento do Hino Nacional

08:45 – Apresentação Cultural

08:50 – Fala das autoridades

09:20 – Apresentação do Vídeo de Lançamento do Projeto

09:25 – APRESENTAÇÃO DA CONCEPÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL RESÍDUO ZERO EM JANDAIA-GO POR MEIO DO EDITAL DA FUNASA-GO – enga Marta Arce de Brito

09:40 – PALESTRA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO CIDADE RESÍDUO ZERO JANDAIA – eng. civil – mestre em Engenharia Ambiental e Sanitária – Diógenes Aires de Melo

10:10  – APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS DO PROJETO – George Humberto Guimarães

10: 20 – Apresentação do PROGRAMA CIDADES VERDES – CREA GOIÁS – PILOTO EM JANDAIA – Assessora enga Marcella de Castro – Coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade