Fundação

O povoado surgiu à margem direita do córrego Água Limpa, na fazenda de propriedade de Bernardino Vivaldo dos Santos, oriundo do Estado da Bahia, que, em 1927, doou a Santa Luzia, 05 (cinco) alqueires de terras. Francisco José de Moura doou mais 10 (dez) alqueires, e assim construíram um rancho de palha que servia de templo, nos primeiros tempos do povoado. Em 1929, em cumprimento de promessa a Nossa Senhora da Abadia e Santa Luzia, feita pelos doadores, para livrar suas fazendas do saque na passagem dos revoltosos, foi construída uma capela. A partir de sua inauguração foram surgindo várias construções em sua volta, formando-se o povoado que recebeu o nome de Água Limpa, da fazenda que lhe deu origem.

Igreja Nossa Senhora Abadia

Graças aos esforços de Daniel Gomes, o povoado foi elevado a distrito, em 4 de janeiro de 1935, pelo Decreto-Lei nº 113, pertencente a Mataúna (Palmeiras de Goiás), dando-se sua instalação no dia 6 de março do mesmo ano.

Em 1936, a construção da Rodovia Goiânia-Rio Verde, passando por Água Limpa, trouxe grande impulso ao crescimento do distrito. Pelo Decreto-Lei estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o Distrito de Água Limpa recebeu nova denominação, Jandaia, nome este devido à grande quantidade de mulatas, da espécie denominada jandaia existentes na região.

O município foi criado pela Lei nº 791, de 05 de outubro de 1953, com sede no distrito de Jandaia, então desmembrado de Palmeiras de Goiás, município a que o distrito se subordinava até essa época.

Gentílico: Jandaiense

Dados Importantes

Primeiro Prefeito nomeado: João Leonor de Oliveira.
Mandato: 01 de janeiro de 1954 a 04 de fevereiro de 1955.

Primeiro Prefeito eleito: Walter Ribeiro.
Mandato: 05 de fevereiro de 1955 a 02 de fevereiro de 1959.

Poder Judiciário: Elevado a Comarca pela Lei nº 3.538 de 19 de setembro de 1961.
Instalação da Comarca: 27 de maio de 1962.
Primeiro Juiz: Mário do Vale Monteiro.

Jandaia

Fundação: 1953